logo-english-stars.png

Maneiras para combater o bullying


O bullying está presente em vários locais e se tornou um mal que muitos procuram soluções para eliminar de vez. Existem diversas maneiras de classificar o bullying, são pelo menos dez tipos: o físico, verbal, material, sexual, familiar, psicológico, moral, social, preconceituoso e cyberbullying.


O bullying se transformou em um problema tão grave que atualmente já é considerado uma questão de saúde pública. Estudos já apontam que quem sofre com o bullying pode ter consequências em média e longo prazo. Essas consequências podem ser riscos associados à transtornos emocionais como ansiedade, depressão, transtornos alimentares e outros.


Nas escolas, onde o bullying ainda é muito presente, os principais motivos das intimidações estão relacionados à aparência corporal e do rosto, raça ou cor, orientação sexual, religião e região de origem.


Para resolver esses problemas as escolas devem tomar iniciativas para combater o bullying, começando pelas medidas de prevenção. As escolas precisam trabalhar com a conscientização dos alunos e da família sobre o assunto, sempre deixando claro e mostrando para eles que isso é uma prática negativa, imoral e que, se ocorrer terá que impor penalizações para quem praticou o bullying.


Essa é uma das principais iniciativas para combater o bullying, pois muitos estudantes não sabem da gravidade disso e que existe lei que tem como objetivo a criminalização dessas ações.


O número de casos de bullying tende a diminuir quando as escolas usam a estratégia de combater com o socioemocional. Quando os alunos passam a respeitar todo e qualquer tipo de diferença e conseguem se comunicar de forma mais clara, com menos anseio, se surgir alguma agressão eles irão se sentir mais confortáveis para ir até a direção da escola e a pedir ajuda.


As escolas também podem combater o bullying usando medidas de intervenções. Para isso, as escolas devem capacitar seus professores e todos os colaboradores pedagógicos para que identifiquem e consigam lidar com o conflito. Ficando sempre atentos aos comportamentos dos alunos e mantendo os canais de comunicação sempre abertos.

Portanto, o bullying pode ser combatido através dessas duas maneiras, através de medidas de prevenção e de intervenção. Usando o meio de desenvolvimento socioemocional dos estudantes e capacitando o corpo docente em relação a essa prática. Deixando alunos, pais e equipe escolar esclarecidos sobre o assunto.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo